A importância da família na escola para o desenvolvimento escolar do aluno

A importância da família na escola para o desenvolvimento escolar do aluno


A parceria entre a família e a escola resulta em uma união perfeita.
Como seria bom, a presença constante dos pais na escola, principalmente nas reuniões. Pois, para que os pais possam conhecer de fato o comportamento escolar dos filhos é necessário a presença dos mesmos. Quando a escola e a família usam a mesma linguagem e buscam os mesmos valores, o ensino/aprendizagem se torna mais fácil. Desta maneira é possível sanar as dificuldades que os alunos apresentam, e também  ajudar  a criança que já está bem  a melhorar ainda mais.
A escola sozinha não é responsável pela formação do cidadão, a escola oferece condições de educação para que a criança, possa se tornar  cidadão, mas a maior responsabilidade é da família. 
A escola observa as dificuldades ou as facilidades que a maioria das vezes não costumam ser observadas em casa, então é a partir deste momento que se faz a necessidade da presença dos pais na unidade escolar, para que possam também participar deste processo de construção do ensino, através desta presença também é possível orienta-los, caso também o aluno esteja passando por problemas não só escolar, mas também doméstico, pois a voz da experiência da escola, pode ser muito útil para a família.
A escola também quando perceber as dificuldades do aluno, deve chamar seus respectivos responsáveis.

Como a escola irá contribuir com a família


Através da presença dos pais na escola, será possível sanar as dificuldades apresentadas pelo aluno. A escola passa a orientar os pais através de:



  • Palestras
  • Experiências vividas
  • Indicações de leituras
  • Indicações de profissionais para atendimento

É muito comum no final do ano, os Pais virem na escola buscar o resultado dos filhos e serem surpreendidos pela reprovação do mesmo. Eu mesma, já presenciei muitos pais que vieram reclamar do resultado final, que eu não conhecia, e ainda depositando todo o resultado negativo, nas costas dos Professores e da Coordenação. E sempre com a mesma fala, que seu filho nunca faltou, fazia todas as atividades, que nunca mentiu. E ai que fazemos algumas indagações. Mas onde o Senhor  estava nestes 206 dias letivos?Compareceu em alguma reunião ? A verdade é que quando os Pais não se preocupam com seus filhos na vida escolar, acabam sendo, sempre surpreendidos no final. Então a saída é o acompanhamento de perto, é buscar saber, qual está sendo seu rendimento escolar e assim de fato a escola poderá contribuir com  o desenvolvimento escolar deste aluno. Se fossem acompanhados o desenvolvimento escolar dos alunos , pelos pais desde o início, poderia ser identificado precocemente os problemas e assim evitados.


Espero que este post tenha contribuído.Até o próximo post.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que você achou deste post? Comente.

Topo