Videogame? qual é o limite?


Videogame? qual é o limite?
      Crédito a imagem:  Designed by Freepik

Quando o uso do videogame passa dos limites?

Hoje o tema de  nosso post é sobre videogames, optei por ele, porque aqui em casa ele sempre é um dos assuntos do dia.
O videogame é um brinquedo que distrai muito as crianças, as minhas ainda mais, mas sei que ao mesmo tempo que distrai, ele passa a se tornar um perigo. Minha preocupação está relacionada a perca de limites ou melhor dizendo ao vício.
Nós enquanto pais, temos que saber, quando é que a prática destes jogos começa a passar dos limites saudáveis. Então como perceber se meu filho está excedendo estes limites? Quero listar aqui algumas sugestões dos sintomas que os pais podem observar:

  • Se a criança, não quer parar de jogar por nada;
  • Se não tiver nada pra fazer e ele se ocupar o dia todo em jogar videogame;
  • Não quer mais realizar atividades familiares, como conversar com os membros da família, ir em jantares ou festas, acompanhados dos familiares; resumindo, quer ficar isolado o tempo todo em casa;
  • Perde tempo jogando e deixa as tarefas escolares sem fazer;
  • Não quer mais estudar, seu rendimento escolar está abaixo da média;
  • Não quer dormir no horário devido e é difícil para acordar cedo;
  • Briga constantemente quando é solicitado a encerrar o jogo.

       Se seu filho passou do limite é porque infelizmente, ele perdeu o controle. Então é neste momento que os pais devem entrar em ação, para ajudá-los a recuperar o controle da situação. Mas o que é necessário fazer? É necessário estabelecer limites a criança, determinar um horário,  no qual será permitido a utilização do videogame, e a criança não poderá ultrapassar este limite, caso isto ocorra, ela não poderá mais jogar. Deixe bem claro, que isso não é um castigo, mas é resultado das consequências de seus atos e quebra de combinados. Quanto mais a criança quebrar regras ou combinados, seja devido uma atividade não realizada na escola ou em casa, menos tempo ela terá para jogar. 
Pode ter certeza, que o limite saudável, o ajudará a recuperar o controle e a criança ou adolescente voltará a realizar as outras atividades em seu meio, ela passará a interagir com a família, realizar as atividades mais importantes do seu dia e irá perceber, que  na vida, existem coisas mais importantes, do que passar o dia todo no videogame.


Crédito da imagem: Designed by Freepik 


Espero que este post tenha contribuído com você. Se gostou compartilhe. Beijos



Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que você achou deste post? Comente.

Topo