Advento: Qual seu significado?


       
Advento: Qual seu significado?



     Neste domingo,  a missa na nossa Paróquia, foi muito acolhedora. Nosso Padre, comentou sobre o inicio do tempo do advento e ressaltou a importância da mudança de conduta para a chegada  do Natal. 

Mas para muitos, este termo "advento" não tem muito significado ou é desconhecido. 
Mas o que significa advento?
O Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação, como pode-se deduzir da própria palavra advento que origina-se do verbo latino advenire,  no termo adventum, que significa: chegar, chegada ou vinda.


   Recebe este nome, as quatro semanas que antecedem o natal, tendo seu início no Domingo próximo o dia 30 de Novembro, que vai até o dia 24 de Dezembro. 

   Então o Advento é o tempo de espera daquele que há de vir. É no advento que nos preparamos para celebrar o Senhor que veio,que vem e que virá. A liturgia do advento, conduz a celebrar as duas vindas de Cristo em Belém, quando ele veio ao mundo e até o dia do juízo. Este período é mencionado no calendário religioso, é também um tempo de alegria para todos os cristãos, o qual é caracterizado para o nascimento de Jesus. 

   A cor Roxa, representa o caráter penitencial do advento. Na história, o tempo do Advento formou-se progressivamente a partir do século IV e já era celebrado na Gália e na Espanha. Em Roma, onde surgiu a festa do Natal, desta maneira, passou a ser celebrado somente a partir do século VI, quando a Igreja Romana vislumbrou na festa do Natal o início do mistério pascal e era natural que se preparasse para ela como se preparava para a Páscoa. 

    Nesse período, o tempo do Advento consistia em seis semanas que antecediam a grande festa do Natal. Foi somente com São Gregório Magno (590-604) que esse tempo foi reduzido para quatro domingos, tal como hoje celebramos.

Um dos muitos símbolos do Natal é a coroa do Advento que, por meio de seu formato circular e de suas cores, silenciosamente expressa a esperança e convida à alegre vigilância. A coroa teve sua origem no século XIX, na Alemanha, nas regiões evangélicas, situadas ao norte do país. Nós, católicos, adotamos o costume da coroa do Advento no início do século XX. Na confecção da coroa eram usados ramos de pinheiro e cipreste, únicas árvores cujos ramos não perdem suas folhas no outono e estão sempre verdes, mesmo no inverno. Os ramos verdes são sinais da vida que teimosamente resiste; são sinais da esperança.


Nesse período, não devemos nos preocupar apenas com os enfeites e decorações de Natal, mas  é um período, pelo qual, devemos  fazer uma faxina interna, em  nossos corações e em nossa vida.

  Vamos   afastar de nos  os sentimentos que nos atrapalham, nos trazem tristezas e nos tornam pessoas  infelizes.
 É hora de dizer adeus aos maus sentimentos, como o ressentimento, inveja, egoísmo e a negatividade. Deixar de fazer pré julgamento do próximo, fazer críticas grosserias , temos que buscar olhar e amar o próximo, como a nós mesmos, nos colocando sempre no lugar dele.

Vamos neste Advento nós encher de  sentimentos puro e verdadeiro,como:  compaixão, amor, ternura, respeito, carinho, pois, as atitudes positivas nos elevam e nos libertam.

Nunca se esqueça de  ser gentil e generoso, pois, gentileza  gera gentileza. Generosidade gera generosidade. Sedes confiante e  cheios de paz, e desta maneira,quando o dia do natal chegar, estaremos preparados para o dia do Senhor. 
Lembre-se que: O que desejamos é o que recebemos.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

O que você achou deste post? Comente.

Topo