Recentemente foi realizado um estudo por especialistas da Universidade de Lubeck, na Alemanha, com 191 adultos, onde mostrou que dormir bem durante a noite é fundamental para nos lembrarmos melhor do que aprendemos.
Foram realizados dois experimentos,pelos cientistas, onde no primeiro experimento foi pedido que cada participante memorizasse 40 pares de palavras; já no segundo , as pessoas deveriam participar de um jogo da memória. Em cada uma das atividades, metade dos voluntários era informada que faria testes para avaliação do aprendizado do dia, dentro de dez horas, enquanto a outra metade fazia o teste de surpresa.
Mas somente alguns voluntários puderam dormir durante o período entre as tarefas e a avaliação. Os cientistas perceberam, por meio de eletroencefalogramas, que houve um aumento na atividade cerebral dos participantes durante o sono.
De acordo com os autores do estudo os voluntários que que descansaram obtiveram melhores resultados nos testes de memória do que os que ficavam acordados, ainda que estudando.
Isso só acontece porque é no momento do descanso que ocorre a síntese de proteínas, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento de conexões neurais, o que aprimora habilidades como memória. Durante a noite, o cérebro seleciona as informações acumuladas, guardando aquilo que considera importante e descartando o supérfluo e fixando, assim, lições que aprendemos ao longo do dia. Por esse motivo, quem dorme mal, geralmente, tem dificuldade em lembrar-se de situações simples, como episódios ocorridos no dia anterior ou nomes de pessoas próximas.
Uma boa notícia é que se uma pessoa que dorme bem, cochilar por uma ou duas horas terá rendimento muito melhor que o normal em tarefas que exijam concentração, como uma prova ou um trabalho complexo. É durante o sono que o cérebro processa novas memórias, fixa e afia habilidades e até resolve problemas.
Segundo Gilles Einstein, especialista em memória da Universidade Furman, na Alemanha, a pesquisa ajuda a explicar porque nos lembramos melhor de um problema real, como a mudança no trajeto até o trabalho, do que um bate-papo casual no dia anterior. “Parece que dormir é vital para que esse tipo de memória”.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O que você achou deste post? Comente.