Crédito imagem:https://pixabay.com/
De acordo com a organização Mundial de saúde(OMS), 20% da população mundial, já tem ou algum dia sofrerá com depressão. A OMS também estima que, até 2030, a depressão seja a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.
Vários fatores podem explicar o aparecimento da depressão, segundo dados, 80% dos casos de depressão se iniciam após momentos estressantes. Noites mal dormidas, pressão no trabalho, congestionamento de trânsito, falta de dinheiro, brigas em casa, crises de ciúmes e dentre outros fatores contribuem para aumentar o nível de estresse.
Desta maneira o estresse ganha força maior quando o assunto é depressão. Pessoas deprimidas tem baixa na serotonina, noradrenalina e dopamina que são neurotransmissores responsáveis em transmitir as informações de um neurônio para outro, por meio das sinapses (ligação entre os neurônios).
Mas qual a importância destes neurotransmissores?
- Serotonina: Atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, controle da temperatura,náuseas, vômitos, sexualidade e dor. É uma substância que implica na depressão e felicidade, ansiedade e tranquilidade e em outras diversas áreas do comportamento, como agressividade, raiva, e irritabilidade.
- Noradrenalina: É um neurotransmissor, produzido na glândula adrenal, órgão situado acima dos rins, e funciona como um hormônio ligado ao estresse, ao sistema de alerta, e por isso é de extrema importância para o sistema da dor.
- Dopamina: Também é produzida na glândula adrenal, e tem diversas funções no cérebro, o comportamento, atividades motoras, motivação, recompensa, produção de leite, regulação do sono, humor, ansiedade, atenção e aprendizado.
Os neurotransmissores são como combustíveis para o cérebro realizar as determinadas funções. A depressão aparece quando a serotonina está ausente.
Os níveis de serotonina podem ser afetados por um número de fatores, incluindo, dietas, falta de alimentação, medicamentos.
Os níveis de serotonina podem ser afetados por um número de fatores, incluindo, dietas, falta de alimentação, medicamentos.
Crédito imagem:https://pixabay.com/
Como definir Depressão?
A depressão é um distúrbio do humor que leva a persistente sensação de tristeza, pessimismo, baixa da autoestima e perda de interesse por tudo. Os sintomas que caracterizam a depressão são:
- Tristeza e desânimo
- Irritabilidade
- Dores pelo corpo
- Timidez social
- Falta de concentração
- Cansaço
- Perda de humor
- Baixa de libido
- Alteração no sono
- alteração no apetite
Na maioria das vezes o cotidiano de pessoas estressadas, e que leva hábitos não saudáveis, como a compulsão alimentar, que causam aumento do peso.
Devido este estresse, aumenta a quantidade de homônimo cortisol, o qual em excesso, favorece o depósito de gordura na região abdominal. Quem está sofrendo de depressão não tem nenhuma disposição para realizar atividades físicas.
Devido este estresse, aumenta a quantidade de homônimo cortisol, o qual em excesso, favorece o depósito de gordura na região abdominal. Quem está sofrendo de depressão não tem nenhuma disposição para realizar atividades físicas.
As mulheres são as que sofrem mais de estresse e consequentemente de depressão, devido a oscilação de hormônio feminino, principalmente no período fértil, este hormônio faz com que ela tenha maior chance de desenvolver a doença. Segundo pesquisas, uma em cada 4 mulheres irá sofrer de depressão ao longo da vida. Então mulher, não faça parte desta estatística, fique mais tranquila, se alimente de forma saudável e pratique atividades físicas regularmente, como: caminhada, natação, musculação e pilates.
Estas atividades ajudam o cérebro a liberar substâncias que proporcionam estabilidade no humor e ajuda a melhorar o bem estar. Evite ingerir alimentos que contenha substâncias estimulantes a noite, tais como: Café, chá-mate, chá-preto, chocolate e álcool, porque pode acabar atrapalhando o sono.
Utilize no cardápio alimentos ricos em vitamina C, como: brócolis, mamão-papaia, laranja, goiaba e morango, pois eles promovem bom funcionamento do sistema nervoso e aumentam a sensação de bem estar.
Mas se você não conseguir sozinha mudar os hábitos no seu cotidiano e assim sua qualidade de vida, você pode optar também em procurar por profissionais especializados no assunto, que irão te auxiliar, e através de terapia e medicamentos irão tentar devolvera sensação de prazer perdida pela depressão. Através da psicoterapia, são realizadas sessões em que o paciente é estimulado a esquecer os pensamentos destrutivos e a buscar as situações responsáveis pelas crises e depressão.
Leia também: https://www.tuasaude.com
Espero que este post tenha sido útil. Se gostou compartilhe.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O que você achou deste post? Comente.